.

Participe da Comunidade

Premium WordPress Themes

quarta-feira, 21 de março de 2012

Dicas para quem pretende ter um blog

Muitas pessoas acham que um blog é algo fácil de se fazer. Hoje em dia, criar um blog não é algo tão complicado assim, pois existem muitas plataformas que não exigem um conhecimento avançado em programação. Hoje existem plataformas “prontas” para criação de sites e blogs (WordPress, Blogger, Tumblr, Joomla, Drupal, entre outros CMS´s).
Se você pretende ter um blog profissional, ou seja, um blog que você ganhe dinheiro com ele. É necessário que você trate o seu blog de maneira profissional, tratando-o como uma empresa.

Sobre o que seu blog tratará
Para isso, o primeiro passo é decidir sobre o que o seu blog tratará. Caso o seu blog seja direcionado a algum nicho – como no caso do JL Digital que é destinado a assuntos sobre a criação de sites e blogs – escolha um ramo que você conheça bem e que goste muito, pois você precisará escrever bons artigos e responder as dúvidas de seus leitores.

Escolha um nome e domínio que tenha a ver com o seu nicho
É muito importante que você escolha um nome e um domínio que seja de fácil lembrança e que tenha a ver com o propósito do seu blog. Um nome sugestivo é algo que será muito benéfico para o futuro do seu blog, porque quando uma pessoa procura na pesquisa do Google ele assimila o domínio e o conteúdo do blog, fazendo com que esse tenha um melhor posicionamento.

Elabore conteúdo de qualidade
É claro que nada adianta um blog com um bom nome e domínio, se o mesmo não possuí conteúdo de qualidade.
O ideal é que você poste conteúdos diariamente em seu blog. Mas de nada adianta postar diariamente conteúdos fracos só para encher linguiça. Por isso é necessário escolher um nicho que você goste muito, pois assim sendo, você terá muito mais prazer e facilidade para criar os seus artigos.
Escreva sempre vários artigos, e procure agendá-los para os dias em que você definiu que o seu blog será atualizado. No caso do meu blog, o JL Digital, eu lanço novos artigos quase todos os dias. Sei que é muito pouco, mas tomei como meta criar somente artigos que tenha qualidade, e assim que eu for melhorando na escrita, vou atualizá-lo mais vezes na semana.

Permita que os seus leitores acompanhem as suas atualizações
Deixe a vista dos seus leitores, opções para que os mesmos possam acompanhar as sua atualizações.
Utilize o FeedBurner para gerar Feeds e oferecer a opção de envio de Emails de novos artigos para os seus leitores.
Utilize as redes sociais. Crie uma página de fãs para o seu blog no Facebook, uma conta no Twitter, uma página no Google +, uma conta no Tumblr.
Coloque estas opções de forma estratégica em seu blog, deixando-as a vista para que os seus leitores consigam facilmente “curtir” as suas redes sociais, e assim divulgarem o seu blog.

Divulgue o seu blog de todas as maneiras possíveis
Participe ativamente comentando assuntos interessantes em outros blogs do mesmo ramo. Crie uma identidade visual.
Escreva Guests Posts para outros blogs. Isso ajudará você ficar conhecido na blogosfera e consequentemente atrairá mais leitores fieis para o seu blog.

Rentabilize o seu blog com Adsense
Defina as posições onde os seus banners serão mostrados em seu blog. Procure não encher de banners em todos os locais. Posicione-os de maneira que fiquem agradáveis para o leitor, dando preferência ao conteúdo do artigo e de acordo com as novas exigências do Google.
No início, o seu blog não terá muitos visitantes. Por isso, o ideal é que você fique apenas com o Adsense e somente quando o seu blog tiver um número de visitantes considerável, aí procure programas de afiliados e ofereça anúncios diretos.

Utilize as ferramentas do Google
Utilize o Google Analytics e analise carinhosamente os acessos que o seu blog recebe. Veja de onde e pelo que os seus leitores procuram. Mantenha sempre atualizado os artigos que mais atraem visitantes para o seu blog.
Utilize o Google Webmasters para criar sitemap.
Utilize uma pesquisa personalizada do Google dentro do seu blog. O WordPress é muito fraco em seu sistema próprio de pesquisa, por isso troque pelo do Google, pois também é possível rentabilizar através de pesquisas pelo Adsense.
Acompanhe sempre as novas políticas e termos do Google. Eles sempre estão atualizando novos critérios. Por isso cuide para não ser banido.

Faça backup
Confesso que não sou tão cuidadoso com isso. Mas sempre que lembro faço um backup do meu blog (rsss). Isso é uma coisa muito chata, mas por melhor que seja o servidor onde você hospeda, uma zica pode ocorrer e aí já era!
Compre um HD externo e copie pelo menos uma vez por semana o banco de dados e todos os arquivos do seu blog. Existem plugins que automatizam o backup, mas eu nunca utilizei. Então gostaria que se alguém souber de um bom e eficiente, deixe-nos a dica comentando abaixo.

Concluindo
Como vocês podem perceber, estas foram apenas algumas poucas dicas para um blog profissional. Criar um blog não é uma tarefa fácil. Você precisa gostar e sempre se manter atualizado sobre o nicho que você escolheu.
Por isso não caia na ilusão de que é só largar o seu emprego, montar um blog qualquer e ficar rico. Para que o seu blog tenha sucesso é preciso suar muito, escrever muito, pesquisar, divulgar e participar de outros blogs, escrever guests posts e muitas outras coisas. Ser blogueiro profissional é um trabalho sacrificante como qualquer outro, e você só se dará bem se gostar do que faz.

0 comentários:

Postar um comentário